“Fico exausta sempre que começo a correr. Só com a caminhada já estou morrendo. E aí, nem penso em correr. A verdade é que eu não consigo correr”. Ouço muito essa conversa. Por isso, resolvi escrever este texto com dicas para você conseguir correr.

Essa é uma percepção muito comum quando pensamos em começar a correr. Os primeiros passos são muito sufocantes. Aquela corridinha para pegar o ônibus ou correr atrás dos meninos já exige o maior esforço do mundo e seu coração bate na boca. Então, é certo que você não consegue correr.

Maravilhosa, você se sente assim?

Então vou dar três dicas para você tirar esse bloqueio da sua cabeça.

Primeira coisa que eu quero falar é que essa sensação não é um privilégio seu. Todas nós sentimos isso. Fatores como resistência cardiopulmonar, ou seja, a força dos pulmões e a eficiência do coração, vão limitar a sua capacidade respiratória. Por isso, o cansaço vai a aparecer de forma bem rápida, mesmo com uma distância mínima percorrida.

Mas eu disse que daria dicas. Vamos lá:

1 Não saia correndo de uma hora pra outra.

A resistência cardiorrespiratória precisa ser adquirida devagar e de forma gradual. Então, programe-se para fazer um treino três vezes na semana. E entenda que regularidade é tudo. Fazer o treino apenas uma vez por semana não adianta nada.

2 Comece devagar e intercale caminhadas com pequenos trotes.

Isso vai te ajudar muito! As caminhadas vão trazer momentos de recuperação. Com o tempo, você vai aumentar o seu tempo de corrida e diminuir o tempo de caminhada. E a sua capacidade respiratória vai melhorar muito!

3 Respire corretamente.

Minha sugestão é para deixar sempre a boca entreaberta e para coordenar a sua respiração com o seu ritmo. Ou seja, corra devagar e respire calmamente. Sua capacidade pulmonar é reflexo da intensidade que você vai correr, afinal, o ar é o combustível da corrida. Então, se você estiver muito ofegante, diminua o ritmo, sinta o ritmo da corrida, e tudo ficará mais natural.