Você sabe qual é a diferença entre aquecimento e alongamento? E qual deles você DEVE fazer SEMPRE antes de iniciar a sua corrida — ou outra atividade física?

Por muitos anos, o alongamento foi utilizado como aquecimento. Em pesquisas mais recentes, porém, percebeu-se que o alongamento trabalha a flexibilidade e não é uma preparação para o treino. Pode, inclusive, comprometer a qualidade do treinamento. Isso porque há estiramento das fibras musculares no alongamento, sendo que durante o treinamento (seja ele de força ou de resistência), há necessidade de contração das mesmas fibras.

Alê Junqueira faz alongamento antes da corrida
Alê faz aquecimento antes da corrida: movimento é semelhante ao do alongamento

Curiosamente, alguns movimentos de alongamento são parecidos com os de aquecimento. O intervalo de tempo de execução, porém, faz com que os trabalhos sejam diferentes.

Sabe aquela “puxada na perna” que você sempre fez? Ela pode ser alongamento ou aquecimento. Se você segurar a posição por menos de 10 segundos, funciona como aquecimento. Se você segurar por 20 a 30 segundos, já é alongamento.

O exercício que você precisa fazer sempre antes da corrida é o aquecimento. Sem ele, o seu corpo demora mais tempo para entrar em equilíbrio metabólico, a temperatura corporal demora um pouco mais a chegar na medida certa, você demora mais tempo para sair da fase anaeróbia para a fase aeróbica do treino.

Gostou deste artigo? Comenta aqui.

Se você quer saber mais sobre o mundo da corrida para as mulheres, me manda sugestões pelo e-mail ou pelas minhas redes sociais.