Atividade física é muito mais do que ficar em forma
“Tenho a maior vontade de fazer atividade física, de ter mais saúde e de ter um corpo melhor. Sei que tudo isso seria muito importante pra mim. Acho que vou começar…” Percebeu que só há intenção e dúvidas nesse pensamento?
O papo de hoje é para você que tem a maior vontade de começar a cuidar melhor de si mesma, mas vive encontrando desculpas para não fazer nada. Então, eu vou dar seis dicas para você parar de adiar esse projeto que pode mudar a sua vida.
1 – Escolha uma atividade que você goste
Quando você começar a fazer exercícios, vai perceber que tudo vai mudar na sua vida. Mas você deve pensar em alguma atividade que goste. Escolha uma. E vá em frente. A escolha é sua.
Você pode escolher uma atividade pela qual seja realmente apaixonada. Que faça você se sentir feliz e animada, com vontade de praticá-la todos os dias. Uma atividade que você goste tanto que faria até mesmo sozinha em casa.
Se você amar de verdade a atividade escolhida, nunca mais deixará de praticá-la! E aí não terá de se preocupar com os resultados que ela pode te proporcionar. É a famosa “vida plena”.
2 – Esqueça o estereótipo de corpo perfeito
O corpo é SEU. Então, VOCÊ define o padrão que você deseja ter. Entendeu?
Tenha uma imagem corporal verdadeira do seu corpo. Assim, sem fantasias ou metas irreais, você vai conduzir sua vida de uma maneira mais real. E encontrará satisfação.
Você decide tudo! É muito difícil essa definição, mas é libertador!
3 – Controle seus horários de acordo com a sua vida, e não a das amigas
Você tem controle sobre a sua vida? Se a sua resposta é “sim” — e eu não espero nada diferente disso —, você é quem vai definir qual é o seu cronograma.
Qual horário vai começar a se exercitar, que horas vai parar, quais são os dias que você tira de folga… Você está no controle. Sabe por quê? Porque você pode praticar atividade física qualquer dia da semana, em qualquer lugar. O seu biorrítmico é diferente do meu. Então, nada de querer treinar às 6h da manhã igual à sua amiga, se você só consegue ser feliz depois das 8h. Será uma catástrofe.
Enfim, você é dona do tempo. Você faz o seu tempo.
É claro que, para isso, você precisa se organizar. Afinal de contas, a vida não para e, se você é como eu, certamente, tem muitas coisas para resolver no dia a dia.
4 – Maior razão para se exercitar: melhor versão de você
Praticar atividade física e se cuidar física e mentalmente é ter a possibilidade de encontrar a sua melhor versão.
Digo isso porque a atividade física tem o poder de transformação. É uma energia fantástica que resgata o que você é de verdade. Assim, você começa a ver propósito em todo naquilo que você faz na vida!
Quando fiquei sem praticar atividade física — e foram poucos esses momentos —, o meu corpo padeceu, minha autoestima enfraqueceu, meu humor, meu relacionamento e meu trabalho tiveram um potencial aquém da minha capacidade e vitalidade. Eu não me sentia tão bem quanto eu me sinto hoje.
Hoje eu sempre quero ir além. Sempre quero melhorar. Eu sempre quero levar a melhor mensagem para as pessoas que estão à minha volta.
Então, quando a gente sente o bem que a atividade física faz, começa a desejar que todos sintam o que a gente sente.
5 – Dinheiro não é vilão
Dinheiro é uma parte importante, claro. Mas não precisa ser objeção.
Há dezenas de práticas acessíveis para começar: caminhada, corrida, ginástica e dança em casa, além das ofertas incríveis na internet de aulas grátis para todos os gostos.
Então, você não precisa transformar o dinheiro no vilão da história.
6 – Brilho nos olhos que levará inspiração ao mundo
Já deu para entender que a prática constante de atividade física vai te deixar mais feliz, né? E nada melhor do que sentir aquele brilho próprio! Quando você tem brilho próprio, acaba inspirando outras pessoas a buscar isso também.
Você inspira outra amiga. Que, por sua vez, inspira outra. E funciona como um efeito dominó. A vida é mágica! Sua felicidade contribui para a felicidade dos outros também! Acredite!
Bem! Estão aqui seis dicas para você começar a fazer exercícios e busca uma vida plena. E olha que nem citei os benefícios à saúde do corpo e da mente em termos fisiológicos, como a liberação de substâncias químicas que fazem você se sentir mais feliz, que reduzem os hormônios do estresse e o estímulo à produção de endorfina.
São fontes importantes para deixar o estresse e a “deprê” longe de você. E ainda melhoram a qualidade do seu sono. Estar em boa forma — dentro da SUA boa forma —, também diminui as probabilidades de você desenvolver diabetes, colesterol alto e hipertensão, entre outras doenças. Mas isso já é assunto para outro post.
Comente aqui suas experiências com atividade física. Já brigou muito com a balança e com o espelho? Você está feliz com o corpo que tem hoje? Vamos, juntas, encontrar caminhos para uma vida equilibrada e feliz. Porque eu #SouDessas. E você?
Vem comigo.
Alê Junqueira