Correr no sol faz mal à saúde?

Correr no sol faz mal? Você fica incomodada quanto vê um sujeito correndo sob o sol de meio-dia? Na mesma hora vem aquela ideia na minha cabeça: “Que pessoa doida! Olha esse sol!”.

Hoje vamos falar um pouquinho sobre praticar exercício no calor excessivo. Afinal, o verão está chegando. Nesta época do ano, normalmente o “bicho tá pegando” antes mesmo das 9h da manhã.

Aí vem aquela dúvida: fazer atividade física no sol faz mal à saúde?

A resposta é…: depende. Depende da intensidade e do intervalo de tempo do exercício que você vai praticar.

Para atividades mais leves, o forte calor vai fazer você sentir um aumento no seu cansaço, aquela sensação de ter menos energia. Já sentiu isso? Acontece porque o seu corpo está fazendo de tudo para manter a sua temperatura corporal e isso gera desgaste. Então, nesse caso, redobre a atenção na hidratação. Antes, durante e depois da prática do exercício.

Ter cuidado com a hidratação é fundamental antes, durante e depois da atividade física (Freepik License)

Já se a atividade que você vai praticar é de alta intensidade, por exemplo uma corrida de 1 hora de duração, o conselho é: fuja do sol de meio-dia. Com o forte calor, o seu corpo sofre muito.

Porém, se não houve outra saída e só sobrou aquele horário quente para treinar, triplique o cuidado com a hidratação.

Calor maltrata

Praticar atividade física sob forte calor maltrata o corpo e pode causar desmaios, insolação, fortes cãibras, taquicardia, tonturas e por aí vai.

Então, faça um esforço. Acorde mais cedo nessa época do ano de muito calor. Ou pratique a sua atividade no final do dia, aproveitando que os dias ficam mais “longos” durante o verdão, com lindos fins de tarde. Uma energia empolgante para manter a saúde em dia. Afinal é disso que se trata, né? Praticar atividade física pra ter saúde e bem-estar.

Alê Junqueira

Treinadora de Corrida Para Mulheres

Alê Junqueira

Treinadora de Corrida Para Mulheres

Posts Relacionados