A caminhada é uma atividade super acessível e eficiente. É eficiente pra manter a forma e proporciona vários benefícios à sua saúde, assim como a corrida. Mas se você caminha para emagrecer, então precisa parar de cometer três erros básicos que a maioria das pessoas comete.
Você sabia que a caminhada é o exercício físico mais praticado no Brasil? Estima-se que em torno de 33,6% da população pratica caminhada, que fica, assim na frente da musculação e, pasmem!, do futebol!
A prática de corrida/caminhada foi a que mais cresceu nos últimos anos, cerca de 194%. Essa pesquisa foi feita pelo Ministério da Saúde. Incrível, né!?
Bom, antes de mais nada, se você já caminha ou está pensando em caminhar para melhorar a sua saúde ou para perder peso, digo que você fez uma boa escolha. Caminhar realmente traz esses benefícios. Mas você precisa caminhar da forma correta. Ou vai ter pouco resultado, talvez até nenhum resultado.
Costumo dizer aos meus alunos que: “agora que você está aqui, dê o seu melhor”. Se você já colocou o pé na rua, então faça o seu melhor treino. Isso mesmo, treino!
Caminhar é uma prática esportiva e deve ser treinada. Se você não fizer um bom treino, pode se machucar ou pode não ter o resultado que esperava. Então, vamos fazer bem feito, fechado?
1º erro
A caminhada parece algo simples e, por isso, quem a pratica acredita que não precisa treinar. Esse é o primeiro erro! A caminhada precisa de treinamento, sim!
Nosso corpo tem um sistema eficiente de adaptação que, no treinamento esportivo, chamamos de princípio da adaptação.
O corpo recebe um esforço. O primeiro momento é pesado, você cansa. Dias depois, você já está bem e vai repetir o mesmo esforço sem dificuldade alguma. Pronto, é o seu corpo que já se adaptou. Então, é preciso oferecer um estímulo diferente. Caso contrário, o resultado será sempre o mesmo.
Então, quando você caminha todo dia 1 hora, isso não significa necessariamente que você tem feito um bom treino. Repetir o mesmo treino todos os dias e não oferecer estímulos diferentes ao seu corpo vai ter consequência direta no resultado.
“Alê, então não serve pra nada caminhar todos os dias?”. É claro que não estou dizendo isso, nem que você precisa parar de caminhar. Mas essa prática também pode estar fazendo mal à sua saúde, principalmente para as suas articulações. E também não vai fazer você emagrecer. Chocada?
2º erro
O segundo erro é bem parecido com o primeiro. É o que chamamos de princípio da sobrecarga do treinamento. É quando você oferece a mesma carga todos os dias ao seu corpo.
O princípio da adaptação e da sobrecarga estão intimamente ligados. Se você erra com a adaptação, certamente erra com a sobrecarga.
Funciona assim: você começa a caminhar. Começou com 1 hora na primeira semana e sentiu o corpo doer por inteiro. Na segunda semana, a caminhada já ficou mais confortável. E, assim, você mantém essa carga de esforço todos os dias…
A dor da primeira semana foi o seu corpo se adaptando. E aqui vai um recado muito importante: nunca comece a treinar caminhada ou corrida com um esforço de uma hora! É muito tempo pra qualquer pessoa começar! Quer saber como começar? Tem uma planilha de treino pra você aqui no blog.
Voltando! Então, você continua a caminhar todos os dias por 1 hora, sempre no mesmo ritmo, com a mesma distância, mesmo horário. Bom, o seu corpo já se adaptou há muito tempo e, agora, você pode estar gerando desgastes para seu corpo, desgastes nas articulações, desgastes musculares. E emagrecer, que era seu objetivo, não está rolando também.
Então, não faça caminhada sem ter um treino a seguir. Aqui vai mais uma dica importante: não caminhe e não corra todos os dias. Seu corpo precisa descansar daquele estímulo.
Você precisa ter sobrecarga, mas também necessita de dias de descanso. É essa combinação, aplicada da forma correta, que vai fazer você alcançar as suas metas.
3º erro
Errar na adaptação e na sobrecarga são falhas graves no treinamento. Por último, mas não menos importante, vem o erro de não aquecer para começar a treinar.
Você faz aquecimento antes de caminhar? Se você não faz nada e sai caminhando pela rua achando que está abafando, pare agora!
Aquecer é fundamental para iniciar todas as atividades físicas. E não é alongar, é aquecer. Aquecer é fazer movimentos dinâmicos que preparem o seu corpo para entrar em ação. E alongar? Alongar não deve ser feito antes de treinos, mas vamos falar disso em outro post.
Se concentre no aquecimento. Faça movimentos de rotação das suas articulações, faça corridinhas estacionárias para elevar sua frequência cardíaca e o seu sistema circulatório. Dê aquele espreguiçada como se fosse uma gata! Faça alguns saltos curtos e, aí sim, você vai estar aquecida e pronta para começar o seu treino.
Meninas, falei dos três erros que vocês precisam parar de cometer. Mas é parar mesmo! Talvez, nesse momento, você até já sinta alguma dor no quadril, nos joelhos ou na batata da perna. Há vários outros motivos para as lesões, mas elas podem acontecer pelo desgaste causado por treinamento errado, ou melhor, pela falta de treinamento.
Gostaram dos avisos? Então, fiquem ligadas porque eu preparar um material bem didático ensinando a montar o seu treino de caminhada.