Você tem metas bem definidas para cada nova etapa que você inicia na sua vida? Parece uma pergunta simples. E é mesmo. Porém, a resposta nem sempre é tão clara. E mostra, na maioria das vezes, que parte da dificuldade que temos em manter regularidade e seguir avançando é porque não sabemos o que queremos.
Não é diferente com a corrida. Ou com qualquer atividade física. Se você quer começar a correr, ótimo! Mas você sabe por que você quer fazer isso? Eu peço que você pense aí por 1 minuto antes de continuar a leitura.
Maravilhosas, quem me acompanha aqui há mais tempo — ou pelo blog ou pelo Instagram — sabe que eu bato sempre nesta tecla das metas e objetivos. E não é à toa.
Quando definimos claramente nossas metas, fica mais nítido o caminho a seguir. E também facilita a nossa avaliação de como estamos durante a jornada.
Até aqui este post tá muito filosófico, né? Então, vamos à prática.
Metas
Se você for começar a treinar comigo hoje pelo ESDRun, eu vou pedir para você preencher uma ficha de anamnese. É um procedimento padrão para qualquer atividade física bem orientada. E é a partir das informações que você coloca ali que o profissional de Educação Física vai montar o seu programa de treinamento.
Você pode ter mil e uma metas distintas para fazer exercício físico. Não existe meta melhor ou pior. Existe meta definida.
Quando eu falo, por exemplo, que quero correr porque preciso melhorar as minhas taxas de colesterol, eu tô definindo uma meta clara. É isso que vai me guiar e é com base nessas taxas que eu vou conseguir saber, durante as diferentes fases de treinamento, se eu estou evoluindo.
Outro exemplo: quero correr porque preciso perder peso. Muito bom! Mas pode melhorar. Que tal “quero correr porque preciso perder 10 quilos”. Melhor ainda: “Quero correr porque preciso perder 10 quilos em 1 ano!”. Pronto. Agora a sua meta está claríssima e muito bem definida! Entendeu a diferença?
Beleza
Outra ideia: “Quero correr porque acho lindo aquelas pessoas correndo no calçadão e sempre tive essa vontade”. Maravilhosas, desejos pessoais também podem ser metas! Por que não seriam?
Se você quer treinar por um desejo pessoal de se sentir parte de um determinado grupo, que seja! Vá em frente! Se você quer treinar porque quer ficar mais bonita e se sentir mais atraente, essa é a sua meta e faça por onde para alcançá-la!
Queria aproveitar o gancho pra lembrar que não há vergonha nenhuma em ter preocupações estéticas para iniciar uma atividade física. Às vezes, nos sentimos envergonhadas ou intimidadas ao preencher pesquisas ou formulários nesse sentido. Porque há ainda uma herança de uma sociedade que sempre tratou a beleza como futilidade. Aquela mulher linda aparece e todos logo pensam — alguns até falam! — que ela “só vive na academia, não faz mais nada na vida, que não é inteligente e tal. Não é por aí. Não mesmo!
Você tem que querer se sentir mais bonita também. Você também tem direito a se sentir atraente. E tem todo direito do mundo de buscar isso como uma meta pessoal.
Plano
Bom, dei uma volta agora. Mas não saí totalmente do nosso papo inicial.
E vou deixar, pra fechar, um tipo de roteiro pra você traçar aí quais são as suas metas.
- Estabeleça o seu objetivo (Por exemplo: perder peso).
- Planeje as suas metas (Por exemplo: perder 10 quilos em 1 ano).
- Divida as metas em partes menores (Por exemplo: perder 1 quilo por mês).
- Tenha certeza de que seus objetivos e metas são alcançáveis (Não adianta traçar uma meta de perder 20 quilos em 2 meses! Isso só vai desanimá-la).
- Trace um plano de ação (Por exemplo: vou começar a praticar corrida, com orientação adequada, para perder peso).